sexta-feira, 4 de abril de 2008

Ocupação de Fábrica no JB


O Jornal do Brasil (JB) de 18 de março de 2007, trouxe em sua lead, uma reportagem sobre o processo de ocupação pelos trabalhadores da Cipla em Joinville – Santa Catarina. E não se trata de uma mera citação, mas uma reportagem grande, com três páginas completas tratando do tema, além própria capa do jornal de domingo. Isso significa duas coisas, primeiro a dimensão que a política da luta dos trabalhadores daquela fábrica; segundo que há uma intenção maliciosa do JB, jornal tradicional no cenário carioca, já foi o maior do Brasil, tendo uma linha párea à elite desse país É um jornal clássico da direita carioca, desse modo a intenção do jornal não foi mostrar, diretamente os ganhos sociais dos trabalhadores, mas usar esse quadro de disputa para incriminar o governo Lula, tendo em vista que o jornal é oposição a esse governo.

O modo como a reportagem se desenrola é de tom etnocêntrico. Trata Santa Catarina como uma terra de ‘germânico’, ‘homens de olhos azuis’, entre outros atributos. Aspectos que quem é de lá, sabe que não são tão gerais assim, ainda mais entre a classe trabalhadora. Entre os erros, ainda está o de informações erradas, dados incorretos.

O mais interessante é que como o jornal precisa, para embasar seu discurso demagógico, de fatos, acaba fazendo a propaganda, daí indiretamente, das conquistas daquela luta travada em Joinville. Ao, praticamente, endemonizar Batchauer – proprietário ‘legal’ da empresa, membro da família Hansen[dona do grupo Tigre], e apresentar a redução de jornada de trabalho, estagiários efetivados, fim do trabalho aos sábados, entre outros ganhos, resplandece para o leitor mais atento a noção fundamental de luta operária. Isto é, eles[JB] orientam seu discurso para atacar o governo, mas não com o ‘nosso’ de que esse governo Lula é a própria elite e faz o jogo dos patrões. Claro que fica longe desse tom.

A veiculação na mídia burguesa de um processo de conquista operária é uma prova da situação de penúria do desemprego no país. No momento em que o mesmo desencadeia uma séria de males sociais, o JB publica na capa com uma foto imensa dos trabalhadores da Cipla: “Eles tomaram a fábrica do Patrão... e querem que Lula estatize”, e está certa a interpretação que coloca a responsabilidade no Presidente sobre a situação pendente das fábricas ocupadas. Já que os trabalhadores estão executando muito bem sua parte, lutando politicamente para manterem seu direito ao trabalho e realizando conquistas importantes!

Outra situação a ser comentada: por quê uma notícia dessa nunca foi veiculada em um jornal do PT? Ou melhor, acho que o PT nem jornal tem, certo?! Se para a burocracia petista a “Folha de São Paulo” lhes serve como baluarte das notícias petistas, a falta de um jornal próprio do partido, com espaço para todas as correntes debaterem sua pauta e matérias, mostra mais um ponto de degeneração do partido.

P.S.: Curioso que não encontrei no sítio do JB a matéria. Só a tenho completa, porque um amigo me forneceu ela impressa.


20/04/07.

Nenhum comentário: